Como classificar influenciadores digitais?

Posted By admin / Sem categoria / Nenhum Comentário

Influenciadores digitais são pessoas ou grupos que produzem conteúdo em diferentes tipos de canais e que podem alcançar, encantar e influenciar o comportamento de um determinado segmento de audiência na mídia online.

Eles podem ser usados em estratégias de branding ou conversão para auxiliar na estratégia de marketing digital de diversos tipos de produtos. Separá-los de acordo com seu budget, persona e público-alvo de sua estratégia é fundamental para executar campanhas com resultados positivos.

Existem vários critérios de classificá-los:

Influenciadores por tamanho

No geral, eles podem ser:

Gigantes (ultrapassar a casa de 1 milhão)

Grandes (entre 500.000 e 1 milhão)

Médios (entre 100.000 e 500.000)

Pequenos (entre 10.000 e 100.000)

Nanos (entre 1.000 e 10.000)

Influenciadores por perfil

Eles podem ser classificados como:

Ativistas

Influenciadores que interagem com a comunidade local, com movimentos políticos, instituições de apoio social ou organizações não governamentais

Exemplos: Greenpeace, Angelina Jolie, Bono Vox, Malala, Greta Hunberg, Michelle Obama

Conectados

Pessoas influentes que têm grandes redes sociais.

Exemplos: Lionel Messi, Oprah Winfrey, Penelope Cruz, Ariana Grande

Impactantes

Pessoas influentes que têm a confiança dos outros.

Exemplos:

Jeff Kisses, Mark Zuchemberg, Barack Obama, Donald Trump, Jack Ma, Kim Kardashian, Tim Cook, Hihanna, Sundar Pichai, Leonardo Di Caprio

Mente Ativa

Pessoas influentes que têm interesses em múltiplas áreas do conhecimento e as ajudam a ter diferentes visões de pensamento lateral e criativo

Exemplos: Leandro Karnall https://www.instagram.com/leandro_karnal

Bill Gates, Barack Obama, Yuval Hahari, Elon Musk, Jack Ma, George Clooney

Segundo a YouPix, empresa especializada em análise de influenciadores no Brasil (e reconhecida e respeitada no mercado local), a divisão seria:

Top Celebridade

Ele capturaria um alcance enorme e pouca relevância. É mais genérico, atraindo vários tipos diferentes de públicos, unidos por uma qualidade específica de influenciador. No mundo:

Humorista brasileiro Whindersson Nunes

https://www.facebook.com/whindersson.nunes

Apresentador inglês James Corden

https://www.instagram.com/j_corden

Atriz Selena Gomes

https://www.instagram.com/selenagomez

Celebridades

Esse tipo de influenciador tem um alto escopo, ressonância e relevância. A conversa com um grande público gera comprometimento, leads e vendas.

Exemplos:

– Camila Coelho (maquiadora brasileira)

https://www.youtube.com/user/MakeUpByCamila

– Kim Kardashian

https://www.instagram.com/kimkardashian

– Hihanna (principais influenciadores ao redor do mundo da moda e beleza)

– Atriz e Princesa Meghan Markle.

https://www.instagram.com/meghanmarkle_official

– Anitta (cantora brasileira)

https://www.instagram.com/anitta

– Marta Lozano (modelo espanhola)

https://www.instagram.com/martalozanop

Autoridade

Oferece percepção sobre marca e conversão em menor escala, mas altamente qualificado para o seu produto ou serviço.

Exemplos:

– Guy Kawasaki (americano, atual Evangelista Chefe da Austrália Canva.com)

https://www.instagram.com/guykawasaki

– Chef Bela Gil (especialista em culinária brasileira e alimentação saudável)

https://www.instagram.com/belagil

_ Nathalia Arcuri (especialista brasileira em finanças pessoais)

https://www.instagram.com/nathaliaarcuri

https://www.youtube.com/channel/UC8mDF5mWNGE-Kpfcvnn0bUg

– Christiana Figueres (mudança climática)

https://www.instagram.com/cfigueres

Ecossistema

Perfis que reúnem uma rede de pequenos influenciadores que falam sobre um universo específico. Eles são importantes dentro de uma estratégia de ubiquidade da marca, o que pode ajudá-lo a construir melhor seu posicionamento.

Exemplos:

– mochileiroscom – comunidade com nanoinfluenciadores de viagem

https://www.instagram.com/mochileiroscom

– Fhits – fashionistas que compartilham suas descobertas e dicas

https://www.instagram.com/fhits

Jornalista

Funciona na mídia tradicional e tem uma ampla gama devido a isso, podendo ou não ter relevância direta para o assunto. Eles trazem consigo o público geral dos veículos onde trabalham, por isso contribuem para as ações da Consciência.

Exemplos:

Christiane Amanpour

https://www.instagram.com/camanpour

Shereen Bhan

https://www.instagram.com/shereen.bhan

Glenn Greenwald

https://www.instagram.com/glenn.11.greenwald

Anderson Cooper

https://www.instagram.com/andersoncooper

Tendências

Pessoas que são especialistas em suas áreas de atuação e respeitadas por serem as primeiras a adotar ou líderes/defensores de um tema ou causa. Reconhecidos por estarem ligados ao novo ou por ser líder de causas e discussões.

– Greta Hunberg https://www.instagram.com/gretathunberg

– Jout Jout https://www.instagram.com/joutjout

– Maira Medeiros

https://www.instagram.com/mairamedeiros_

Leave a Comment


*