Por uma gastronomia serrana autêntica na Mantiqueira

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Jantar realizado neste sbado (9), em Monte Verde (MG), mostrou a fora dos ingredientes da regio serrana e o atual fortalecimento dos produtores locais

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Por Redao Bress / Fotos: Pallatta

Durante muito tempo, os restaurantes na Serra da Mantiqueira apenas procuravam servir pratos tradicionais da cozinha internacional ou receitas invernais europeias, como a fondue e a raclette (para citar duas). Os cozinheiros também no encontravam fornecedores de qualidade, que cultivassem os produtos da terra. Recentemente isso mudou, com a chegada de um consumidor interessado na culinária sustentável, e empreendimentos que investem na riqueza do que cultivado na própria região. Este novo panorama foi apresentado no último sábado, em Monte Verde-MG, no bistrô da Pousada Provence Cottage & Bistrô. Três dos principais chefs da Mantiqueira, Ari Kespers (Bistrô Provence), Gabriel Broide (restaurante Mina hotel Botanique, Campos do Jordão-SP) e Mônica Rangel (Gosto com Gosto, Visconde de Mauá-RJ) serviram um menu-degustação inventivo e quase que na totalidade feito com ingredientes locais. O evento teve divulgação e apoio da Bress Comunicação.

Entre as entradas, Broide preparou sua coalhada (produzida com leite de vacas Jersey de uma fazenda de Campos do Jordo), acompanhada por sementes de tomate e pepinos selvagens. Quando vim para (comandar) o (restaurante) Mina, no fazia sentido trabalhar com muitos ingredientes de fora e produzir tanto carbono em deslocamentos. Era melhor oferecer ao cliente o potencial de ingredientes da própria regio, disse o chef, que também usa em seu restaurante ervas e frutas locais, como a uvaia.

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Na mesma linha pensa o chef Ari Kespers. Ao servir a segunda entrada do jantar, o cappuccino de cogumelos, ele utilizou fungos que brotam nos pés dos eucaliptos na região de Monte Verde. “É um tipo de cogumelo que vi por aqui. Descobri com os moradores locais”, disse o chef, que também usa em sua cozinha o chamado lírio do brejo, uma flor muito apreciada na região para fazer farofa.

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A seguir, Broide serviu a famosa truta da região serrana da Mantiqueira dentro de uma nova apresentação e conceito. Cozida lentamente em baixa temperatura e acompanhada com emulsão de limão-cravo, salada de erva-doce e brotos de girassol.

truta

A produção orgânica de porcos e patos na região também foi apresentada no jantar deste sábado. Kespers trouxe um corte suíno que vem ganhando adeptos: a bochecha de porco. Trata-se de uma parte do porco com pouca gordura e muito macia.

porco

A chef Monica Rangel encerrou o jantar com um magret pato acompanhado de purê de ervilhas e farofa crocante.

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Rangel, que comanda há 22 anos o restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, distrito de Resende (RJ), acompanhou ao longo das duas últimas dcadas o fortalecimento dos produtores na Mantiqueira. Antes eu tinha de produzir tudo. Hoje, especialmente nos produtos orgânicos, consigo diariamente uma boa oferta. E o consumidor também mudou, valorizando a saúde e a sustentabilidade, disse a chef que também serviu um brownie de castanhas com sorvete de framboesa.

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Para o chef Ari Kespers, produzir e participar de um evento como o realizado na pousada Provence foi enriquecedor. Sempre aprendo cozinhando com outros chefs. “A Monica é um mito da gastronomia mineira e o Gabriel, assim como eu, um explorador do potencial que a nossa serra pode nos dar de melhor”, completou.

 

 

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Conheça como uma assessoria de imprensa pode alavancar negócios para seu hotel

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Alguns hotéis, destinos e restaurantes ainda ignoram a importância de um trabalho de assessoria de imprensa. Seus esforços de distribuição ficam restritos a vendas e ao marketing. Outro erro confundir assessoria com publicidade. A boa notícia que há cada vez menos hospedagens pensando assim, e os viajantes agradecem!

Isso porque, quando bem feito, o trabalho de assessoria leva informação relevante adiante, mostrando de forma muito mais barata e com grande visibilidade os valores e o que de melhor há no serviço e estrutura de uma pousada, hotel, restaurante ou localidade turística. Estamos falando de saber contar boas histórias e mostrar a quem interessa. Quantas vezes você tomou uma decisão ao ver uma recomendação em uma reportagem?

Com a evolução do turismo no Brasil e no mundo, cada vez mais os empreendedores da área estão investindo em canais próprios de divulgação. E uma assessoria pode ser muito útil neste processo, organizando estratégias, produzindo bom conteúdo e fazendo uma gestão de imagem afinada, seja no site ou nas mídias sociais.

Trabalhar com uma assessoria cuja equipe possui boa experiência ligada ao tema turismo ajuda muito na identificação dos assuntos a serem divulgados e como divulgá-los. Trabalhar com as novas mídias também. Por fim, a experiência de viagem da equipe torna-se fundamental para identificar os pontos sensíveis e as oportunidades de um cliente.

Para uma boa divulgação importante enfatizar os seus pontos fortes, conhecer bem a audiência, trabalhar em resultados realistas e – por que não? – pensar grande! Afinal, o que importa no o tamanho da cidade ou do empreendimento, mas sim a relevância das suas notícias e histórias.

 

 

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Novos hotéis pelo mundo para conhecer em 2016

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O site do diário britânico The Telegraph divulgou uma lista com as novidades da hotelaria para 2016. A Bress separou as mais inovadoras.

Amanemu, Parque Nacional Ise Shima, Japão

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Acomodação do Amanemu (Foto: Aman Resorts)

O segundo resort da Aman no Japão abre em maio deste ano. Localizado em um parque nacional, explora o tema água. Seu spa traz diversos banhos com uso das águas medicinais quentes da região. O menu do restaurante lista pratos da cozinha contemporânea japonesa, com forte uso de frutos do mar frescos, como lagosta e abalone, e receitas que celebram a fuso das cozinhas franco-italiana e japonesa. So 24 sutes (com 99 m cada) decoradas com mobiliário japonês contemporâneo e acabamento sofisticado. As janelas se abrem para a floresta local, conversando intimamente com a decoração interna. Nas chamadas Villas, o espaço majestoso: 375 m².

 

Il Sereno, Lago Como, Itália

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Piscina do Il Sereno, na Itália (Foto: Il Sereno)

Com previsão de abertura para o próximo verão europeu, o hotel tem 34 suítes e quebra o conceito arquitetônico da região. Em vez de mais um grande palácio renascentista, a arquiteta milanesa Patricia Urquiola preferiu usar materiais naturais da regio como pedra e madeira. Jardins verticais adornam a rea externa e a piscina se debrua sobre as águas do Como. Todas as acomodações terão vista panorâmica para o lago e para as montanhas. O restaurante do Il Sereno ser comandado pelo restaurateur Giuliano Lotto, do La Petite Maison, com unidades na Inglaterra, Dubai e Istambul (e em breve Miami).

 

The Ritz Paris, Frana

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Hotel Ritz Paris em processo de renovação (Foto: Ritz Paris)

O icônico hotel francês reabre em 14 de maro após uma repaginação que custou 250 milhões de euros e vai gerar muitas novidades. Os quartos tiveram o mobiliário renovado, assim como os banheiros aquecimento no piso, banheiras e duchas foram separadas. O novo Ritz Club exibe uma piscina neoclássica e o primeiro spa da grife Chanel no mundo. O restaurante L’Espadon agora ser comandado pelo chef Nicolas Sale. Já o histórico Bar Hemingway permaneceu sem alterações para deleite dos hóspedes habitués.

 

Eden Project Hotel, Reino Unido

Eden Project Hotel (Foto: Eden Project)

Eden Project Hotel (Foto: Eden Project)

Desde 2005 sendo construído como um projeto que envolve a comunidade e o setor educacional, o Eden Project, em Bodelva (perto de Saint Austell), recebeu a aprovação do comitê do condado da Cornuália para inaugurar este ano o seu hotel. Seis milhões de libras serão investidos na hospedagem que ter 115 quartos, erguidos em harmonia com a flora local, encorajando a energia limpa e outros conceitos sustentáveis.

 

Arrive Palm Springs, Califrnia, Estados Unidos

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Projeo da piscina do hotel Arrive (Foto: Arrive Palm Springs)

A estação de inverno na Califórnia está sendo considerada quente, pelo menos para a geração social media ligada em turismo e tecnologia. O Arrive, uma das criações da milionária e ex-funcionária do Facebook Erza Callahan, deve abrir suas portas em Palm Springs com 32 quartos equipados com AppleTV, canais Netflix e nenhum telefone – todos os serviços são pedidos via mensagem de texto. O check-out pode ser feito no bar e qualquer funcionário pode fazer do check-in ao pagamento do estacionamento, por exemplo.

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Seu website está ao nível da experiência proporcionada pelo seu hotel?

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A indústria do turismo é uma das mais mergulhadas no mundo digital. Segundo uma pesquisa realizada pela Bress Comunicação com dezenas de hospedagens de pequeno e médio porte em todo o Brasil, o website é o canal mais procurado pelo hóspede para fechar a reserva, com mais de 60% da distribuição, na frente das Online Travel Agencies (OTAs), como Booking.com e Decolar.com (que detinham cerca de 10%) e das agências de turismo convencionais, com aproximadamente 5%. Com o avanço nos investimentos de marketing das OTAs no Brasil para 2016 e 2017, ter um site forte tornou-se ainda mais fundamental.

Apesar disso ainda é muito comum encontrarmos sites que não possuem um sistema de navegação intuitivo e de conteúdo bem otimizado para os buscadores da internet, como o Google e Bing. Mais: não apresentam um design criativo, suas imagens não transmitem o potencial dos estabelecimentos e os textos não despertam no usuário o desejo de viajar. O resultado é o maior potencial de rejeição, ou seja, com páginas em que o usuário pode desistir do site por não se sentir atraído ou cuja performance atrapalha muito a navegação.

Outro ponto comum é a falta de tecnologia atualizada. Sites não adaptados ao universo mobile, sem uma programação adequada e com a falta de vídeos e tour virtuais prejudicam uma melhor experiência do usuário. Pense nisso: de que adianta a pousada ter um ótimo serviço e estrutura confortável se a primeira experiência do hóspede com a marca, a visita ao website, é difícil e desagradável?

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Como o storytelling bem feito pode ajudar o seu hotel ou restaurante

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Grandes hoteleiros e profissionais de marketing nunca deixam de enaltecer a importância do storytelling, ou seja, a arte de contar grandes histórias capazes despertar uma conexão forte no cliente, gerando o interesse expontâneo em conhecer seu hotel, restaurante ou pousada. Você pode perceber esta técnica de comunicação amigável com o cliente em vídeos na internet, um bom texto lido no rádio, uma reportagem, um post criativo em uma rede social ou mesmo no próprio texto do website do restaurante ou hotel. O ideal, na verdade, é que ele esteja em todas as mídias usadas para a comunicação de um estabelecimento.
Mas quais as regras para gerar um bom storytelling hoteleiro ou gastronômico?
Assista a esta campanha feita pela rede de hotéis de luxo Shangri-lá:

Perceba que em nenhum momento o hotel foi mostrado, mesmo assim você deve ter, no mínimo, ficado curioso em conhecê-lo. Isso é bom storytelling. E para contar boas histórias, vale a pena observar algumas as dicas:

1 Conte história reais para gerar identificação
2 Não fale só de você, mas busque o que pode ser realmente útil ao cliente
3 Explore os desejos e emoções fortes dos seus clientes
4 Faça com qualidade, com roteiros coesos e coerentes

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Grandes chefs e menus estrelados viram tendência nos hotéis para 2016

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Prato do restaurante Enigma, no Palazzo Versace, em Dubai. Foto: Divulgação)

Difícil não reconhecer a importância dos hotéis para o surgimento da alta gastronomia. O chef-ícone Georges Auguste Escoffier, que entre outras contribuições renovou os métodos da tradicional cozinha francesa, no fim do século 19 se juntou a César Ritz para fundar a série de famosos hotéis Ritz e o no Carlton de Londres introduziu pela primeira vez a prática do menu à la carte. Em São Paulo, na década de 50, o extinto restaurante italiano Ca’d’Oro, no hotel Le Meridien, e o Le Pré Catelan, no Rio Palace Hotel (hoje Sofitel), colocaram à mesa sofisticação técnica e sabores exclusivos nunca vistos antes no país. Mas apesar de todos estes exemplos, a relação hospedagem e alta gastronomia nunca foi indissociável. As estrelas do Guia Michelin e hotéis por muito tempo estiveram em momentos diferentes, sem se conversarem. Mas em 2016, o sentimento de mudança, com investimento forte de novos ícones gastronômicos dentro de hotéis.

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Bar de tapas molecular do Mandarin
Oriental, em Tóquio (Foto: Divulgação)

Em Tóquio, o chef dinamarquês Rene Redzepis, do Noma (número 3 do mundo na S. Pellegrino World’s 50 Best Restaurants List) abre uma filial do seu restaurante no luxuoso Mandarin Oriental, que tem um bar de tapas dentro da proposta de cozinha molecular. Grant Achatz, chef do Alinea (3 estrelas Michelin), localizado em Chicago, assume a cozinha da filial do Alinea previsto para abrir este mês de fevereiro no novo Faena Hotel Miami Beach, na Flórida, Estados Unidos.

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Salão do Faena Miami (à esquerda), onde o premiado chef Grand Achatz (à direita)
comanda a filial do restaurante Alinea, 3 estrelas Michelin em Chicago, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Já Albert Adriá, do inesquecível El Bulli, prepara, do fim de janeiro até meados de março, conceitos e menus para o histórico Café Royal, em Londres. Em Dubai, o novo Palazzo Versace terá em sua linha de frente de marketing o restaurante Enigma, no qual chefs renomados irão se revezar quatro vezes ao ano, trabalhando receitas inventivas – o primeiro (fica até abril de 2016), Quique Dacosta, três estrelas Michelin e dono do restaurante espanhol Dénia.

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Chef Quique Dacosta, atual estrela do Enigma,
dentro do hotel Palazzo Versace, em Dubai (Foto: Divulga��o)

 

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(English) Five great experiences in the Brazilian Amazon Jungle now

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(English) A charmed Brazilian ecopousada immersed in the jungle

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Descanso e lazer em Trancoso para pais e filhos

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Descanso e lazer em Trancoso para pais e filhos

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Passados o Carnaval e o auge do verão, o clima na Bahia continua quente, com menos chuva e preços de voo e de hospedagem mais atrativos. Em Trancoso, a Mata N’ativa Pousada possui outros atributos convidativos, ainda mais para quem viaja com crianças entre 18 de fevereiro e 30 de abril: cardápio infantil e com uso de ingredientes naturais, muitas atividades para a família e diárias a partir de R$ 340 o casal (crianças até 8 anos não pagam) – atributos que fizeram a hospedagem ser eleita a melhor relação custo-benefício da América Latina pelo The Sunday Times Travel Magazine.

Localizada a dez minutos do Quadrado, centrinho turístico de Trancoso, a Mata N’ativa está a 400 metros da praia dos Nativos, com poucas ondas e mar calmo. O rio Trancoso banha a hospedagem. Nele, pode-se fazer um tranquilo passeio de caiaque para as famílias (a partir de R$ 50/1h30 por pessoa) e, em suas margens, um bangalô de massagem convida os pais para sessões de relaxamento (R$ 150/hora).

É possível descansar também na piscina da pousada, com área infantil que não passa de 50 cm de profundidade, em passeios de bicicleta (3h/R$ 150) e a cavalo (2h/R$ 150) pela região, e no jardim, com muitos bichos e plantas. São mais de 20 espécies de helicônias, bromélias, samambaias e orquídeas, além de árvores em extinção, como o mogno e o jacarandá.

A rica flora atrai dezenas de espécies de aves típicas, como o tiê-sangue, sanhaço, japira, e corrupião, além de animais de maior porte, como o macaco-prego e o bicho-preguiça. Toda esta riqueza natural pode ser acompanhada pelo hóspede da varanda de cada um dos 12 quartos. As acomodações são equipadas com amenities de essências naturais, obras de arte brasileira e iluminação solar. Duas unidades possuem banheira de hidromassagem, uma tem dois andares e cozinha e oito comportam até quatro pessoas.

Gastronomia – Além de pratos exclusivos para as crianças, a Mata N’ativa oferece um cardápio com receitas caseiras e feitas a partir de ingredientes naturais. Quase todos os pães (kümmel, integral, de batata, de cenoura, de abóbora) são produzidos na cozinha da pousada; assim como os iogurtes, bolos, chutneys e geleias, como a de hibisco. Se o hóspede preferir são servidos ovos mexidos e tapiocas, feitos na hora.

Carbon free – Seguindo sua linha sustentável, a Mata N’ativa há três anos permite que seus hóspedes neutralizem a emissão de carbono de seus deslocamentos aéreos até a pousada, oferecendo uma ferramenta que calcula pela distância a quantidade de árvores necessárias a serem plantadas para compensar as perdas. A pousada dá mudas para que os viajantes plantem em casa ou ao longo da viagem. “Queremos que o hóspede já compreenda a importância da preservação do meio ambiente antes mesmo de chegar aqui”, diz o proprietário, Daniel Victor Santos.

 

Mata N’ativa Pousada

Estrada para Arraial, s/n° – Trancoso – Porto Seguro – Bahia
12 quartos
55 (73) 3668-1830
www.matanativapousada.com.br

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Chefs na palma da mão

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Não basta só clicar e postar. Para ser um chef de sucesso no Instagram é preciso compartilhar o lifestyle, os bastidores da cozinha, ensinar sobre os ingredientes… Alguns destes chefs instagramers de sucesso foram reunidos recentemente em um ranking da Bon Appetit, marca do grupo Condé Nast especializada em comida, viagem e entretenimento. Destacamos três deles a seguir:

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April Bloomfield @aprilbloomfield  A chef britânica é estrelada pelo Guia Michelin e foi considerada em 2013 a melhor chef de Nova York no prêmio da Fundação  James Beard, uma das mais respeitadas entidades de gastronomia americana. No Instagram ela sustenta mais de 91 mil seguidores que acompanham suas compras, bastidores da cozinha, curiosidades sobre ingredientes e dicas de preparo.

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Edwyn Charles Huang @mreddiehuang  O restaurateur americano, de 33 anos, é escritor e ator. Para os seus 110 mil seguidores, ele grava vídeos inusitados, como o de um trabalhador cortando cana para o seu restaurante ou indo a lutas de boxe. Fotos de confraternizações em night clubs no estilo, digamos, rapper, são comuns em seu perfil.

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Jamie Oliver @jamieoliver  Cozinheiro e personalidade televisiva em todo o mundo, Oliver compartilha com os seus mais de 3 milhões seguidores as novidades nos cardápios dos seus restaurantes, idas a festivais de música, suas viagens pelo mundo e o cotidiano com as filhas. As incríveis imagens recebem a colaboração do mundialmente famoso fotógrafo David Loftus.

 

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