Grandes chefs e menus estrelados viram tendência nos hotéis para 2016

Posted By admin / Alta Gastronomia / Nenhum Comentário

enigma
Prato do restaurante Enigma, no Palazzo Versace, em Dubai. Foto: Divulgação)

Difícil não reconhecer a importância dos hotéis para o surgimento da alta gastronomia. O chef-ícone Georges Auguste Escoffier, que entre outras contribuições renovou os métodos da tradicional cozinha francesa, no fim do século 19 se juntou a César Ritz para fundar a série de famosos hotéis Ritz e o no Carlton de Londres introduziu pela primeira vez a prática do menu à la carte. Em São Paulo, na década de 50, o extinto restaurante italiano Ca’d’Oro, no hotel Le Meridien, e o Le Pré Catelan, no Rio Palace Hotel (hoje Sofitel), colocaram à mesa sofisticação técnica e sabores exclusivos nunca vistos antes no país. Mas apesar de todos estes exemplos, a relação hospedagem e alta gastronomia nunca foi indissociável. As estrelas do Guia Michelin e hotéis por muito tempo estiveram em momentos diferentes, sem se conversarem. Mas em 2016, o sentimento de mudança, com investimento forte de novos ícones gastronômicos dentro de hotéis.

tokyo-restaurant-tapas-molecular-bar-04
Bar de tapas molecular do Mandarin
Oriental, em Tóquio (Foto: Divulgação)

Em Tóquio, o chef dinamarquês Rene Redzepis, do Noma (número 3 do mundo na S. Pellegrino World’s 50 Best Restaurants List) abre uma filial do seu restaurante no luxuoso Mandarin Oriental, que tem um bar de tapas dentro da proposta de cozinha molecular. Grant Achatz, chef do Alinea (3 estrelas Michelin), localizado em Chicago, assume a cozinha da filial do Alinea previsto para abrir este mês de fevereiro no novo Faena Hotel Miami Beach, na Flórida, Estados Unidos.

faena_gallerygrant
Salão do Faena Miami (à esquerda), onde o premiado chef Grand Achatz (à direita)
comanda a filial do restaurante Alinea, 3 estrelas Michelin em Chicago, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Já Albert Adriá, do inesquecível El Bulli, prepara, do fim de janeiro até meados de março, conceitos e menus para o histórico Café Royal, em Londres. Em Dubai, o novo Palazzo Versace terá em sua linha de frente de marketing o restaurante Enigma, no qual chefs renomados irão se revezar quatro vezes ao ano, trabalhando receitas inventivas – o primeiro (fica até abril de 2016), Quique Dacosta, três estrelas Michelin e dono do restaurante espanhol Dénia.

chef
Chef Quique Dacosta, atual estrela do Enigma,
dentro do hotel Palazzo Versace, em Dubai (Foto: Divulga��o)

 

Leave a Comment


*