O Inbound ou Marketing de Conteúdo (ou de atração) é a metodologia do marketing atual voltada a atrair visitantes para os canais digitais de uma marca por meio da criação de conteúdo relevante sob a perspectiva do visitante.
Ao buscar dar respostas aos problemas destes visitantes, inicia com ele um relacionamento mais voltado a uma conversa do que a venda de um produto de imediato. Os visitantes aceitam ser nutridos cada vez mais por estes conteúdos, pois veem valor ali.
Ao se aprofundarem neste relacionamento, o visitante cria um elo com a marca o que pode a qualquer momento despertar nele a decisão de se transformarem em consumidores da marca por afinidade, identificação de valor e necessidade.Â
Formatos de inbound marketing
E-books, blogs, posts, newsletters, email marketing, vÃdeos, webséries entre outros
 A Jornada do consumidor clássica no marketing de atração (de conteúdo)
É importante entender que há muitas formas e jornadas de Inbound. Hoje as conversas com os consumidores se dão em diversos momentos de um funil de compras. Por didática, vamos a mais clássica, básica:
1.  O primeiro passo é saber os interesses, dúvidas e desafios do público que deseja impactar por meio de pesquisas, matrizes e análises
2.  Com o público desejado bem definido, é hora de produzir conteúdo memorável extremamente relevantes para ele, que os ajudem a resolver seus problemas e que em algum momento desta busca, esbarre no produto que sua empresa oferece.
3. Este conteúdo precisa trazer este visitante para seu site, landing page ou aplicativo.
4. E nestes canais (site, landing page e app) serão necessários criar botões que promovam uma ação deste usuário (call to action) o que pode ser preencher um formulário de inscrição para assinar uma newsletter ou baixar um cupom de desconto, baixar um e-book, assistir a um vÃdeo ou gerar uma inscrição
5. O visitante agora é um lead (alguém que pode ter uma predisposição a comprar seu produto) e por isso precisa continuar sua jornada, sendo nutrido com bons conteúdos que para continuar este bom relacionamento e aumentar as chances de conversão
6. Mesmo após a compra, ele deve continuar sendo nutrido com informações para se sentir parte de uma comunidade de informações privilegiadas. Ela ajuda a fidelizar sua marca junto a este cliente e pode gerar novas compras.
7. Mensurar, pegar feedback, corrigir eventuais falhas na jornada, verificar ROI