A estratégia de mÃdia social é essencial para tornar seu contato com os consumidores contemporâneos mais eficaz em sua jornada de decisão de compra.
As redes sociais de hoje – como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Snapchat, YouTube – são algumas das maiores fontes de consulta na Internet. A Internet tornou-se um canal essencial na jornada de compras.
De acordo com levantamento de 2018 do Eurostats, 28% das empresas europeias anunciadas nas redes sociais, crescendo para 45% em 2017. Pelo Social Miner, em janeiro 2018, 88% de consumidores dos E.U. disseram que procurar online antes de ir à loja ou de comprar o produto em plataformas digitais.
No Brasil, de acordo com um levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional mercante) e SPC Brasil (Credit Protection Service), com o intuito de analisar os hábitos de compra e perfil do consumidor das 27 capitais brasileiras, 97% dos realizar pesquisas on-line antes de fazer uma compra em lojas fÃsicas, e muitos pesquisados em lojas fÃsicas e fez a compra on-line, reforçando o arranjo de compra da Omnichanel.
Para uma marca, ter seus próprios canais digitais, incluindo seus perfis de mÃdia social, é a oportunidade de:
1-Transmitir sua notÃcia, atitudes, estilo, assim capturando clientes potenciais e lealdade em um segundo momento.
2- É a oportunidade de atrair a atenção desses visitantes em sua jornada de pesquisa, resolvendo um problema que eles têm. E que o seu produto pode colide com esta solução de problema ou para completar o desejo na vida do consumidor.
3 – Também é essencial apreender as aspirações das pessoas hoje e se o seu produto pode ajudar a este respeito ou como ele pode se conectar com essas aspirações
4 – Finalmente, as redes sociais podem fornecer dados valiosos sobre as pessoas que falam sobre sua marca, ajudando no plano de marketing e relacionamento.
Um plano de comunicação de mÃdia social é o caminho (de forma lógica e estruturada) para a consecução do objetivo desejado por uma marca nesses canais sociais e como ele colaborará no maior objetivo de um esforço de e-Business. Ele organiza o tempo, racionaliza o processo, permite-nos Visualizar os passos, permite-nos medir, corrigir, qualificar e, assim, otimizar os resultados.
Você pode alterar a nomenclatura ou as especificidades, mas geralmente é dividida nas seguintes etapas:
1 – Pré-análise – levantamento histórico, vendas correntes e presença digital. Estudo de DAFO (ou SWOT) para avaliar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças da marca. Pesquisa de mercado. Concorrência e como funcionam nas redes sociais. Golden Circle análise (com o o que, como, onde, por que a marca) para entender a personalidade e finalidade.
2- Delinear o objectivo SMART nas redes sociais, isto é, um objectivo tangÃvel e mensurável, com prazos e um entendimento claro. Você pode gerar mais Rank, conquistar leads, procurar conversão, capturar o tráfego do site…
3 – Uma vez analisada, definiu o propósito da marca e seu propósito nas redes sociais, vamos ao próprio conteúdo e como ele se concentrará nesse objetivo. Nós escolhemos os canais que mais se relacionam com o público da marca e melhor atender o objetivo descrito. Elaboramos como nos comunicamos: definimos um personagem, um tom de voz, uma identidade visual, as possÃveis segmentações, os melhores horários, como a interação deve ser. Nós Brainstorm idéias de conteúdo para capturar as diretrizes e jogar as melhores idéias em um calendário editorial para a produção de conteúdo. Planejamos tudo com datas e agendar publicações e campanhas.
4 – Rastreamos o conteúdo, alinhando sempre as interações e publicações diárias (Always on) com um plano de meios de pagamento para os anúncios/campanhas mais relevantes do plano.
5 – Mensuramos todas as atividades, métricas, tomando como referência os KPIs (indicadores chave de desempenho) que melhor indicam o desempenho do conteúdo na conquista do objetivo inicialmente elaborado. Mostramos isso por meio de relatórios claros e objetivos, com Storytelling, muitas matrizes, visuais e focados nos KPIs escolhidos.